7 de dezembro de 2016

Você sabe a diferença entre Publicidade e Propaganda?




Muita gente já me fez esta pergunta, então resolvi publicar um pequeno artigo sobre isso. Publicidade e propaganda são palavras originadas do latim publicus e propagare, respectivamente. A primeira significa tornar público. A segunda significa multiplicar ou produzir através do plantio.

De acordo com grandes nomes do marketing, como veremos a seguir, podemos entender a propaganda como o ato de tornar público uma ideia, bens ou serviços, através de um meio de comunicação pago. E por publicidade podemos entender como sendo a comunicação produzida de maneira não paga por meio de releases de imprensa, entrevistas e geração de mídia espontânea.

Apenas a título de comparação, quando um anunciante simplesmente posta uma publicação em suas redes sociais, está fazendo publicidade, e quando posta uma publicação nas mesmas redes sociais e patrocina o post como anúncio para atingir mais pessoas, está fazendo propaganda.

Outro bom exemplo é quando alguém te entrega um cartão de visita. O simples ato de entregar o cartão é publicidade, já que não houve custo, e o fato desta pessoa ter pago para mandar produzir os cartões de visita faz de cada um deles uma propaganda. Então, a pessoa que te entrega um cartão está fazendo publicidade e propaganda, além do marketing pessoal, é claro.

Henry Ford, um dos maiores nomes da administração moderna, disse: "se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda". Exato, porque se fosse publicidade, não teria custo.

Entretanto, veja que interessante, na opinião do órgão regulamentador da comunicação social no Brasil, o CENP – Conselho Executivo de Normas Padrão, publicidade e propaganda são sinônimos.

Phillip Kotler, uma das maiores autoridades do marketing mundial, definiu o termo propaganda da seguinte maneira: "qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado".

Já segundo o livro Gestão de Marketing, cujos autores são professores da FGV - EAESP e convidados, Propaganda "é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto."

Dentro dos 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), a propaganda integra o composto de comunicação, mais especificamente na fase da Promoção, com o objetivo de criar uma imagem positiva da marca perante o público-alvo por meio de anúncios. A publicidade também entra na fase da Promoção, com o mesmo objetivo da propaganda, porém atua através de formas de comunicação não pagas.

O profissional que trabalha com publicidade e propaganda é denominado publicitário, profissão regulamentada em 18 de junho de 1965 pela Lei 4.680, segundo a qual “são Publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exercem funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos Veículos de Divulgação ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”. Já em minha carteira de trabalho, por exemplo, a função é descrita como Publicitário e Propagandista.

Ou seja, a publicidade e a propaganda são totalmente complementares, e cumprem função similar: comunicar a mensagem e obter resultados. Tudo isso é comunicação social, e também é marketing. O importante é que as duas são ferramentas poderosas de comunicação que, alinhadas a boas estratégias mercadológicas, trazem resultados positivos. Quanto ao velho ditado, "a propaganda é a alma do negócio", é algo que faz sentido. Quando bem feita e embasada em um marketing inteligente, ela não só representa a alma do negócio, como contribui diretamente na fidelização dos clientes. E, no mercado de hoje, isso sim é o que realmente importa.